Conheça o Dr. Pinotti
Arquivo de Vídeo
Arquivo de Áudio

Câncer de Mama

Entre os tipos de câncer que afetam a população feminina, o de mama é o que tem merecido a maior preocupação das mulheres. Primeiro, porque, apesar de todos os avanços científicos, a mortalidade por essa doença não se tem reduzido de forma importante no mundo todo. A outra razão, mais subjetiva e não menos importante para a maioria das mulheres, deve-se ao fato de que, até pouco tempo atrás, a única forma de tratamento era a mastectomia radical - ou seja, a retirada não só da mama, mas também de parte da musculatura do tórax e da axila.Esse tipo de cirurgia, embora tenha representado e ainda hoje represente a salvação de inúmeras mulheres, tem em seu caráter mutilador um elemento de agressividade que fere a sensibilidade da mulher e, freqüentemente, é visto com mais receio do que a possibilidade de cura.Ou seja, muitas mulheres chegam a preocupar-se mais com o problema estético da mutilação do que com a própria gravidade da doença. É que, muito mais do que um órgão de estímulo sexual, a mama é, na realidade, quase que o próprio símbolo de feminilidade e, especialmente entre nós, ocidentais, tida como a própria essência da condição feminina.Os dois fatores, longe de levar a um maior controle da doença, ao contrário têm sido um entrave ao mesmo. Inúmeras mulheres adotam, em conseqüência, uma atitude fatalista em relação ao câncer da mama, a qual se resume em duas trágicas (e falsas) expectativas: primeiro, a extirpação da mama; depois, a morte inevitável...............Leia mais
Gabinete do Deputado Federal-Dr. Pinotti-End:Câmara dos Deputados Anexo IV Gabinete 525-Brasilia DF-CEP 70160-900-Tel.:(61)3215-5525-Fax:(61)3215-2525 email:dep.dr.pinotti@camara.gov.br